Mestre em História pelo PPGHIS-UFPR, pós-graduada em História Social da Arte pela PUCPR e bacharel em museologia pela UNIRIO. Atua como Museóloga do MAE UFPR desde 2011. Possui ainda pós-graduação em educação financeira pela UNIOESTE e atualmente cursa graduação tecnológica em gestão financeira pela UNICESUMAR. Possui certificação CPA-20 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e atua como Planejadora Financeira Pessoal e Familiar desde 2019.
Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente mestranda em História na Universidade de Victoria, Canadá. Desde 2012, atua como educadora e pesquisadora em museus, tendo trabalhado em instituições como MAE-USP, Memorial da Resistência, MAS-SP e Casa de Vidro. Desde 2020 é voluntária responsável pela área de revisão do Museu da Pessoa e atualmente é educadora na Assembleia Legislativa da Columbia Britânica.
Especialista em RH com 16 anos de experiência, com passagem em empresas renomadas como Mazars do Brasil, Allos, Modec e Carvalho Hosken. Formado em Gestão de RH, também é Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade. Sua trajetória profissional se destaca pela liderança e especialização no Departamento Pessoal. Através de resultados atingidos, destaca-se nas equipes pela parceria e bom atendimento ao cliente interno e externo, onde já teve o privilégio de ser reconhecido por tais ações. Atualmente, responde pelo DP da Focus Solutions, empresa de destaque em Macaé, reconhecida por sua excelência em Saúde, Medicina e Segurança do Trabalho. Possui um perfil analítico, lógico, crítico, organizado e cooperativo, fundamentais para o sucesso em suas responsabilidades.
Graduanda em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Bolsista de iniciação científica do prof. Bruno Brulon Soares, até dezembro de 2023. Desenvolve pesquisa sobre coleções africanas e afro-brasileiras em museus do Estado do Rio de Janeiro, com estudo de caso, desde 2022, no Museu Memorial Iyá Davina, localizado no terreiro de Candomblé Ilê Omolu Oxum. Em 1989 terminou o curso de Licenciatura em Música, pela Unirio e especializou-se em Música Medieval, no Centro de Música Medieval de Paris, no período entre 1996 e 1998. No mesmo período concluiu o diploma de canto, no Conservatório de Châtillon, na classe da prof. Anne-Marie Hellot.
Museóloga e Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Atualmente ocupa o cargo de Museóloga no Museu Histórico Nacional/Ibram, responsável pelo Núcleo de Controle e Registro de Acervos, onde são gerenciados todos os procedimentos técnicos relativos à aquisição e comodato de acervos museológicos, arquivísticos e bibliográficos.
Possui experiência de mais de 10 anos em documentação museológica, gestão de aquisição e de comodatos de acervos, inventários patrimoniais, valoração de acervos, atividades de courrier, produção de laudos técnicos de estado de conservação de acervos e elaboração de documentos institucionais, como a Política de Aquisição de Acervos. É membro e preside a Comissão Técnica de Aquisição e Descarte de Acervos do Museu Histórico Nacional/Ibram.
Historiadora, pesquisadora associada da Agência Mineira de Entretenimento – AME Cultura, membro do Conselho Consultivo do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas; membro da Associação Terra do Marolo de Paraguaçu. Possui vários cursos nas áreas de Museologia, Patrimônio e Cultura. É mentora, juntamente com Sandro Adauto Palhão, do Projeto “Marolo: um fruto, várias ideias!”, de Paraguaçu - MG. Dedica-se à preservação do fruto na região do Sul de Minas. Em parceria com Sandro Adauto Palhão, é criadora e organizadora da Festa do Marolo - evento anual ocorrido no mês de março em Paraguaçu-MG, evento que criou e coordenou durante 11 anos. É autora de vários artigos na área de patrimônio cultural, publicados em anais de congressos e seminários. Atua na produção de eventos culturais, coordenação de inventários e Dossiês de Registro de Patrimônio Cultural e elaboração e publicações de livros, cartilhas e outros.
Graduanda de Museologia pela UNIRIO. Atuou junto com o Coletivo GENMA na montagem, acompanhamento e desmontagem da exposição "Dignidade em acolhimento: Você me vê?"
Doutora e Mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS UNIRIO/MAST, tem atuação de mais de 15 anos na Museologia - tanto na sua reflexão como na prática. Sua atuação na Museologia é destaque no Brasil, assumindo a vice-presidência do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus - ICOM Brasil e sendo atuante na Rede Museologia Kilombola. Também possui atuação internacional, tendo sido membro da diretoria do Comitê Internacional para a Museologia (ICOFOM, 2019-2023) e atuado como presidente do ICOFOM LAC (2020-2023). Como museóloga, hoje faz parte da Escola de Museologia, implantando um museu de território para a UNIRIO; e auxiliando os estudantes de Museologia com sua experiência e background profissionais, dando suporte técnico também a diferentes atividades. Ainda, atuou como diretora (2011-2021) e museóloga (2008-2021) do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas - MMP-UNIFAL-MG, sendo responsável pela criação e implantação desse museu universitário.
Museóloga com especialização em gestão de coleções e em conservação, atuou por oito anos na Força Aérea Brasileira (FAB), onde desenvolveu atividades relacionadas à gestão cultural, implementação de espaços culturais, elaboração de documentação. Atuou também na conservação do acervo pessoal de Alberto Santos Dumont, constituída em sua maioria de objetos em suporte papel, como documentos, cartas e fotografias. Possui experiência em gestão cultural, documentação, criação de espaços culturais, preservação e conservação de acervos.
Mestranda em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS e Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Atualmente pesquisa sobre a comunicação digital dos museus e em como estes espaços podem criar uma ponte genuína entre pesquisa museológica e visitantes, por meio das redes sociais.
Museóloga, brincante das culturas populares como aluna do Grupo Zanzar, fazedora de docinhos de festas. Prestadora de serviços em instituições como Marinha do Brasil, Museu de Folclore Édison Carneiro (Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular), Casa Geyer (subunidade do Museu Imperial), Museu da Família Colonial (Blumenau), Museu da Pessoa, Sítio Roberto Burle Marx, dentre outras. Possui experiência em catalogação, conservação e laudo técnico.
Arquiteto, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Francisco, atuando desde 2006, pós-graduado em Habitação e Cidade pela Escola da Cidade, em 2022. Com atuação em projetos comerciais, shopping centers, residências e intervenções urbanísticas e atualmente trabalhado com projetos para parques e arquitetura da paisagem, em empresa privada.
Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio e graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio. Atualmente é servidora do Instituto Brasileiro de Museus, lotada no Museu Histórico Nacional, onde tua como chefe do Serviço de Gestão de Acervos, conciliando as atividades junto ao núcleo de Numismática do mesmo museu. Dedica-se prioritariamente às atividades de documentação, conservação e gestão de acervos. Também é consultora e pesquisadora em Museologia e Numismática, já tendo publicado capítulos de livros, participado de conferências e de projetos de exposições, como por exemplo a exposição de longa duração "Do sal ao digital", atualmente em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB RJ.
Museóloga pela Universidade Federal de Ouro Preto com extensão em Gestão Cultural pela Universidade de Coimbra (Portugal), em Arqueologia pela Universidade de Pisa (Itália) e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 e especialista em Gestão de Projetos pela PUC. Atua na área de gestão cultural e projetos. Foi gestora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e presidente do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus na Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo. Atualmente exerce o cargo de Gerente do Núcleo Técnico do Museu Catavento de Ciências e Tecnologia.
Graduanda em Museologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi estagiária no Museu Histórico Nacional e no Museu de Ilusões, ambos localizados no Rio de Janeiro. Também contribuiu com a equipe do Museu Antônio Parreiras em Niterói e, em sua cidade natal, Barretos, teve sua primeira experiência museal no Museu Histórico Artístico e Folclórico Ruy Menezes. Além das experiências museais, também atuou em startups entre 2020 e 2023, onde aprendeu sobre empreendedorismo, marketing e inovação. Atualmente, gerencia sua própria marca de confeitaria vegana, chamada Xodó Patú.
Museóloga, doutora em Museologia pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio-UNIRIO/MAST/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-UNIVERSIDADE DE COIMBRA-PT e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Desenvolve pesquisas na área da educação inclusiva, com ênfase em diversidade, interculturalidade e acessibilidade.
Advogada, formada em direito pela Universidade Federal Fluminense, advoga desde 2018. Sua atuação jurídica está focada no direito civil. Atualmente é residente jurídica do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Pedagogo, mestre e doutor em Educação pela UFRJ. Sua experiência profissional inclui a atuação em formação e capacitação de profissionais, desenvolvimento de processos educativos em museus e centros culturais, design instrucional e curadoria educativa. Atuou em destacados espaços públicos e privados como universidades, instituições de cultura e pesquisa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Por acreditar na potência interdisciplinar como elemento estruturante do perfil profissional criativo, é também artista visual, músico-trompetista, historiador por ofício e paisagista.